Retirada da vesícula biliar: quais as principais causas e quando está indicada
A vesícula biliar, localizada abaixo do fígado, é um órgão pequeno responsável pelo armazenamento a bile e a expulsão da mesma para dutos biliares até que chegue ao interior do intestino delgado.
A colelitíase, presença de cálculos no interior da vesícula, é a principal causa que leva a realização de colecistectomias (cirurgia de retirada da vesícula). Esse quadro pode ser assintomático, como também pode trazer sintomas como dor no quadrante superior à direita, principalmente após a alimentação, que melhora após o jejum.

Se esses sintomas persistirem por muito tempo pode haver obstrução da vesícula pelo cálculo, levando a inflamação da mesma, cursando com febre e dor persistente sem melhora com analgésicos. As pedras podem ser pequenas o suficiente para causar inflamação do pâncreas, repercutindo em dor intensa no abdome superior tipo faixa irradiando para as costas e vômitos incoercíveis.Podem também impactar a saída da bile no ducto biliar levando a icterícia (mucosas e pele amareladas), acolia fecal (fezes esbranquiçadas) e colúria (urina amarronzada), sendo capazes de progredir ainda mais e causar febre e sonolência, um quadro muito grave.
Alguns pólipos biliares e tumores da vesícula também podem indicar a realização desse tipo de cirurgia e causam sintomas semelhantes aos da presença de cálculos na vesícula.
Cirurgias do aparelho digestivo
Confira as demais cirurgias que realizamos
Dr. Danilo Alves Andrade
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006-2011).

Residência Médica em Cirurgia Geral-Programa Avançado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015-2016).

Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital e Maternidade Celso Pierro - Hospital da PUC-Campinas
Médico Preceptor da Divisão de Clínica Cirúrgica III - Serviço de Cirurgia Geral e Trauma FMUSP
.png)

_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)